Páginas

terça-feira, 18 de julho de 2017

Ditadura do Judiciário

Chegou a hora de nos perguntamos:

- Porque houve um movimento primorosamente articulado para derrubar Dilma e colocar Temer, e agora se organiza a guilhotina contra Temer?

- Quais os setores da sociedade que estavam na articulação contra Dilma e quais estão contra Temer?

A metodologia em ambos os casos apresentam algumas semelhanças:

Uttilização da técnica de trabalhar o amadurecimento e a consolidação do desgaste através de uma narrativa diária e agressiva patrocinada pela Globo, reforçada por vazamentos seletivos do Ministério Público, a imobilidade judicial com ares de suspeição e o forte apelo moral para o deleite dos moralistas de plantão.

No movimento de frente, a mídia.

Contra Dilma houve a unificação dos ataques por parte de toda a imprensa chamada hegemônica, e da ideia de que o "mercado" seria o aglutinador do golpe.

Contra Temer, mesmo realizando tudo o que o mercado quer, ainda assim a rede Globo faz campanha diária para derrubá - lo.

Afinal, qual o centro da articulação que derrubou Dilma e tenta golpear Temer?

Se Temer acata caninamente o que quer o mercado, então não seria este o agente central do golpe.

Temer demonstrou que sabe muito bem dialogar com o congresso, abrindo os cofres a cada uma das necessidades dos parlamentares e, assim, conseguindo aprovar tudo o que quis.  Então, o congresso também não é o agente central.

Apoiando qual agente, a Globo se arriscaria a propagandear a derubada de dois governos seguidos e dentro de uma mesma legislatura?

Se não havia, nos dois governos, a guerra fratricida entre os ministérios, se no governo Temer há uma calmaria na sua ampla maioria parlamentar, qual dos poderes poderia estar forçando a barra para se tornar o detentor do protagonismo do país?

Para os que estudam Ciência Política e Direito e para os que acompanham a cena diária do país há de ser atentar para o que se chama de era do judiciário, ou como Luís Roberto Barroso, atual ministro de STF, definiu:

"Nos últimos anos, o Supremo Tribunal Federal tem ocupado um espaço relevante no cenário político e no imaginário social. A centralidade da Corte e, de certa forma, do Judiciário como um todo, não é peculiaridade nacional. Em diferentes partes do mundo, em épocas diversas, tribunais constitucionais tornaram-se protagonistas de discussões políticas ou morais em temas controvertidos. Desde o final da Segunda Guerra, em muitas democracias, verificou-se um certo avanço da justiça constitucional sobre o campo da política majoritária, que é aquela feita no âmbito do Legislativo e do Executivo,"

Entramos no governo do judiciário, ou na "Ditadura do Judiciário", que tanto se temia?

Um comentário:

  1. "Entramos no governo do judiciário, ou na "Ditadura do Judiciário", que tanto se temia?"
    Ainda não. Mas a ela se chegará porque de fato a ditadura não é do Judiciário e sim do Sistema Globo em uso, ou pior, em abuso do dito poder.

    ResponderExcluir