sexta-feira, 16 de março de 2018

Mundo quântico

Pouco de Stephen Hawking, notícias da BBC de Londres e do El País da Espanha

"Nascido em 8 de janeiro de 1942 em Oxford, no Reino Unido, Hawking era considerado um dos cientistas mais influentes do mundo desde Albert Einstein.

Em 1976, seguindo os enunciados da física quântica, Hawking concluiu em sua "Teoria da Radiação" que os buracos negros - as regiões no espaço com tamanha força de gravidade que nem a luz pode escapar delas - eram capazes de emitir energia e perder matéria."
(Alguém ainda nega a física quântica?)

As duas grandes contribuições científicas de Hawking têm a ver com os buracos negros. A teoria geral da relatividade de Einstein prediz a existência desses objetos formados a partir de estrelas gastas, que concentram tanta massa, densidade e pressão que nada, nem sequer a luz, pode escapar do seu impulso gravitacional e é engolida para sempre. Em 1974, Hawking propôs que os buracos negros não são tão negros assim, pois emitem radiação em forma de calor. Pois há coisas que podem, afinal, escapar de um buraco negro, especificamente o que passou a ser conhecido como radiação Hawking. Todos os buracos negros acabam se desintegrando numa grande explosão,

Nenhum comentário:

Postar um comentário