quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Neoliberalismo - governos totalitários

E o novo chegou, pela extrema direita e se apresenta como sociedade anti-liberal, de governo totalitarismo.

É a erupção do temerário Estado Leviatã, promovendo o controle e destino do país através dos instrumentos facistas da "insegurança jurídica" e forte repressão pelo Estado.

A justiça leviatã.

Quando a nossa Ciência Jurídica optou pelo sistema processual Civil Law (direito alemão/romano) foi por entender que conceder a liberdade descricionária - fora do controle legal estabelecido pelas normas escritas - como acontece no Common Law (direito americano) seria uma grande temeridade.

Faltam- nos formação social e política, essenciais para que haja equilíbrio institucional que permita que o ato individual produza justiça.

A utilização do "Commom Law" no Brasil está formando a cultura do justiciamento,  onde cada qual conduz o seu próprio mecanismo de justiça independente das regras estabelecidas em leis.

Essa liberdade interpretativa está causando enormes divergências entre várias decisões judiciais sobre uma mesma matéria.

Este desequilíbrio era exatamente a preocupação maior dos liberais com o chamado Estado Leviatã. A insegurança jurídica é o mais nefasto instrumento utilizado pelo fascismo para manter o controle.

O Estado Totalitário

O neoliberalismo não é apenas um pensamento econômico nem se resume apenas no conceito do estado mínimo; é o novo nome do totalitarismo. Ele parte do conceito de que o Estado deve funcionar como empresa.

O estado-empresa ocupa o lugar do estado de bem estar social. Agora é diferente. Cada um é cada um e sobrevive o mais forte.

Como ocorre com toda corporação, os maiores acionistas ganham os maiores dividendos. Os minoritários - o povo - ficam com as sobras.

É a nossa decadência em direção ao totalitarismo corporativo.

Teríamos então que trocar o primeiro artigo da constituição, aquele que diz que "todo o poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido" e substituí - lo por outro: todo o poder emana do estado e em nome dele deve ser exercido.

O neoliberalismo detesta democracia e eleições. É uma forma de governo que prescinde de povo e, portanto, só se mantém pela força.

O neoliberalismo defende retirar o povo do orçamento. O caixa serve para financiar as empresas nas grandes obras e garantir a segurança através da forte repressão.

O neoliberalismo é a mais nova faceta do estado corporativista. É a volta do temido estado leviatã.

Leia a fabulosa observação de Chris Hedges sobre como estão se formando os Estados Corporativos:

http://assisprocura.blogspot.com.br/p/orwell-estava-certo-huxley-tambem.html?m=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário