sexta-feira, 7 de julho de 2017

Chackas e Reiki

Os 7 PRINCIPAIS CHAKRAS E SEU ALINHAMENTO ATRAVÉS DO REIKI

Através do método Reiki conseguimos fazer a ativação e alinhamento dos chakras do nosso corpo, o que tem poder decisivo na nossa saúde física, mental e emocional. Vamos aprofundar o tema dos chakras e de que forma podemos alinhar e/ou desbloquear os 7 principais chakras do nosso corpo.

O QUE SÃO OS CHAKRAS?

A palavra chakra significa “roda”,  eles são centros de força de forma espiralada com hélices girando no sentido horário que estão localizados dentro do nosso corpo capazes de influenciar energeticamente a nossa saúde e as nossas emoções.  Nós temos cerca de 90 mil chakras no nosso corpo, os 7 principais estão localizados ao longo da nossa coluna vertebral até a ponta da nossa cabeça. Os chakras captam a enegia vital e a distribuem para todo o corpo através do sistema nervoso, dos orgãos vitais e e das glândulas endócrinas.

Cada chakra vibra em uma frequência diferente, e por isso apresenta uma cor específica, um som (uma nota musical e um mantra), e também se relaciona com um elemento natural, que pode ser água, fogo, terra, ar ou éter. De um modo geral, os chakras tem como função principal absorver e metabolizar o prana que é uma das energias provenientes do sol, para que dessa forma alimentemos nosso corpo energético e possamos trocar energia com o exterior. Os chakas funcionam então como veículos de energia, cada chakra tem uma função e significado, e está ligado a determinados orgãos.

O perfeito funcionamento dos chakras é sinonimo de saúde e a abertura deles é a todos os níves  sinônimo de evolução e iluminação. Depois de conhecer a função dos chakras você passa a compreender o estado das pessoas e como elas lidam com a vida.

ALINHAMENTO DOS CHAKRAS - A ENERGIA VITAL EM EQUILÍBRIO

Quando os chakras estão em equilíbrio,  a energia vital circula livremente e  isso reflete no nosso exterior. Nos sentimos bem, alegres e cheios de energia. Mas quando o contrário acontece, os chakras ficam desequilibrados ou até bloqueados, nos sentimentos sem vitalidade, desenvolvemos problemas de saúde, desequilíbrios emocionais, distúrbios psíquicos ou em outros níveis. Como todos os chakras são interligados, o mau funcionamento de um deles afeta todos os demais.

Ao alinhar ou desbloquear os chakras, permite-se o reestabelecimento da livre circulação de energia pelo corpo, o que é a condição essencial para a saúde e perfeita harmonia com o Universo. Existem diversas formas de alinhar os chakras, e o Reiki é uma delas. O mestre reikiano ajuda o receptor, através da energização vital pela imposição das mãos a alcançar o equilíbrio e a hamronia de cada um dos chakras.
 

QUAIS SÃO OS 7 PRINCIPAIS CHAKRAS DO CORPO HUMANO?

1º - CHAKRA BASE OU BÁSICO - A LIGAÇÃO AO MUNDO MATERIAL

É o chakra localizado na base da coluna, no cócix e estende-se até os joelhos. Representa a ligação do ser humano com o planeta terra, com o mundo material e físico.

Quanto mais aberto e vitalizado está esse chakra mais elevada será a nossa energia física. Nele estão concentrados as qualidades e os temores relacionados com a sobrevivência: como a busca pelo alimento, necessidade do trabalho, o gosto pelo dinheiro, a atitude de lutar pela realização dos ideais e desejos, nossa vocação de procurar um rumo e orientação, e não depender de outras pessoas. Bloqueios no chakra básico podem provocar anemia, problemas de circulação,pressão baixa, fadiga, insuficiência renal e excesso de peso. Além dos problemas psicológicos: agressão excessiva, medo da morte, incapacidade do planejamento do tempo e dependência.

Elemento: TerraCores: Vermelho e preto – utilizando essas cores, a energização desses chakras pode ser acelerada.Nota musical:  DóGlândula correspondente: Supra-renais

2º -  CHAKRA UMBILICAL - O CHAKRA DA REPRODUÇÃO

O segundo chakra localiza-se, como o próprio nome diz, se localiza no umbigo.

É o chakra da propagração da espécie, da reprodução. É um chakra fundamental que nos permite amar a vida, nesse se concentram as qualidades ligadas com a sexualidade, curiosidade, busca criativa pelo prazer material, gosto pelas coisas belas, pela arte, pelas emoções, e a relação com outros indivíduos. A atração sexual, a abertura para coisas novas, relações afetivas, amorosas e sexuais são influenciadas por esse chakra. No corpo físico é direcionado para os orgãos reprodutores. Bloqueios nesse chakra resultam em disfunções relacionados com os fluidos do corpo (urina, saliva, bile, linfa) ou com orgãos processadores desse líquidos ( rins, bexiga, glândulas salivares e linfáticas). Bloqueios no centro sexual resultam em sintomas mentais como mania de limpeza, incompreensão, mente demasiado centrada na razão, isolamento e falta de apetite sexual.  Se o dois primeiros chakras, o básico e o umbilical não estiverem abertos, os demais não serão capazes de se abrir completamente e funcionarão de modo limitado.

Elemento: ÁguaCor: LaranjaNota musical: RéGlândula correspondente: Gônodas

3º - CHAKRA DO PLEXO SOLAR - O CHAKRA DA LIGAÇÃO AO PRÓXIMO

O terceiro chakra localiza-se na região do diafragma, um pouco acima do estômago e ligeiramente à esquerda.

Representa a personalidade e concentra as qualidades da mente racional e pessoal,  da vitalidade, da vontade de saber e aprender, da ação do poder, do desejo de viver, comunicar e participar. É o ponto de ligação com outras pessoas. No corpo físico, o chakra vitaliza o pâncreas cuja função é a transformação e digestão dos alimentos, comanda também o estômago, a musculatura abdominal, o fígado, a visícula, o baço e a parte inferior das costas.

Seu desequilibrio é responsável pelas secreções gástricas desordenadas e disfunções das glândulas salivares. Quando o chakra fica desequilibrado, o sentimento de inferioridade aumenta e as capacidades lógicas e racionais podem diminuir. Atitudes como ambição, gastos compulsivos e ansiedade por status também são reflexo do chakra do plexo solar desarmonizado.

Elemento: FogoCor: AmareloNota: MiGlândulas correspondentes: Pâncreas

4º-  CHAKRA CARDÍACO - O CHAKA DO AMOR

O quarto chakra localiza-se na parte superior do peito, proximo ao coração.

Representa o amor incondicional que nos permite amar inteiramente e sem condições restritivas. Somente se esse chakra estiver aberto e vitalizado, poderemos canalizar a energia Reiki. No cropo físico, esse chakra corresponde ao timo, cuja função é regular o crescimentro nas crianças, dirigir o sistema linfático, estimular e desenvolver o sistema imunológico.

Quando em desequilíbrio, pode produzir patologias tais como:  síndrome do pânico, caimbras, palpitações, arritimia cardíaca, pressão alta, enfermidade dos pulmões, problemas com colesterol alta,  intoxicação, tensão e até a incapacidade de amar.  Bloqueios nesse chakra podem resultar em egoísmo, amor sufocante e chantagens emocionais.

Elemento: ArCores: Verde e rosaNota: FáGlândula correspondente: Timo

5º - CHAKRA LARÍNGEO - O CHAKRA DA COMUNICAÇÃO

Está localizado no meio da garganta. É o chakra da comunicação, da criatividade, do som e da vibração, da capacidade de receber e assimilar. Relaciona-se com os sentidos da audição, do paladar e do olfato além de comandar a postura do corpo. O centro físico desse chakra é a tireóide, que tem papel importante no crescimentod o esqueleto e dos orgãos internos, regulando o metabolismo. Sua enegia tambem é responsavel pela parte inferior da face, nariz, e aparelho respiratório.

Quando em desarmonia, a pessoa passa a ter medo da rejeição e da censura, medo do fracasso na vida social e fica agressiva, adotando uma atitude instintiva de defesa. Favorece o aparecimento de doenças como resfriados, herpes, dores musculares ou de cabeça, dores na base da nuca, problemas dentários e bruxismo.

Elemento: EterCor: AzulNota: SolGlândulas correspondentes: Tiróide

6º - CHAKRA FRONTAL - A LIGAÇÃO AO MUNDO ESPIRITUAL

O chakra frontal ou terceiro olho localiza-se no meio da testa, entre as sobrancelhas, logo acima do nível dos olhos. Ligado ao corpo celestial da aura, não tem elemento correspondente no mundo físico. O Chakra frontal atua diretamente sobre a glândula pituitária que dirige a função das outras glândulas. Relacionado aos sentidos,  é responsável pela energia da parte superior da cabeça, parte craniana, olhos e ouvidos. Ele representa a intuição, a vidência e a audiência no campo da paranormalidade. Percepção, conhecimento e liderança são prerrogativas desse chakra,n que nos permite entrar no mudo daquilo que é aparentemente invisível.

Quando em desequilibro, o sexto chakra favorece o surgimento de vícios, de drogas, álcool, compulsões, problemas nos olhos e surdez. Quando temos problemas nesse chakra também ficamos sem raciocínio lógico e sem capacidade de colocar em prática nossas ideias, ficamos sem objetivo na vida e no trabalho

Cor: Azul índicoNota: LáGlândula correspondente: Hipófise

7º - CHAKRA CORONÁRIO - O CHAKRA DA PERFEIÇÃO

O sétimo chakra está localizado no alto da cabeça. É um chakra distinto, com intensas radiações luminosas. É o mais complexo porque simboliza a ponte entre a mente espiritual e o cérebro físico. Chegar à abertura total desse chakra equivale a atingir a perfeição do ser. Mas uma pessoa só chega a essa condição, depois da abertura e consciência de todos os outros chakras.

O Chakra coronário representa a luz de conhecimento e consciência. Sua falta de equilíbrio provoca a puberdade tardia, a não compreensão da parte espiritual e uma visão materialista da existência. A pessoa não tem conexão com a sua espiritualidade e desenvolve problemas como insônia, enxaqueca, desordens no sistema nervoso e disfunções sensoriais.

Cores: Branco, dourado e violetaNota: SiGlândulas correspondentes: Pineal

Do site : We Mystic

Nenhum comentário:

Postar um comentário