sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Ego e Self na sua saúde

O ego nasce como um fenômeno acumulativo, um subproduto do viver com os outros, um reflexo, aquilo que os outros pensam. Segundo Osho, o verdadeiro só pode ser conhecido através do falso, portanto o ego é uma necessidade. Temos que passar por ele, isso é uma disciplina. Primeiro precisamos conhecer o que não é verdadeiro. Encontrar o falso, a ilusão Pois é através desse encontro que somos capazes de conhecer a verdade, o nosso eu interior, o que realmente somos, o self.

O ego é um subproduto social. A sociedade compõem tudo que está ao seu redor, não você, mas tudo aquilo que o cerca, tudo exceto você. A sociedade e todas as pessoas refletem o que você é.    Sua mãe, seus amigos, a família, a escola, todos gradualmente acrescentaram algo ao seu ego, assim ele começa a se construir. Todos tentaram modificá - lo, de forma que você não se transforme numa ameaça para sociedade. Essa, por sua vez, não está preocupada com o fato de que necessita atingir o autoconhecimento, visto que o seu verdadeiro self não pode ser manipulado, ajuizado ou controlado. Temos um centro que floresce dentro de nós, por essa razão os hindus os denomina de lótus (que é um Florescer), o Lótus de mil pétalas, de infinitas pétalas, que floresce ininterruptamente, sem parar, e que jamais se extingue.

Vivemos dentro desses dois mundos.

O mundo do Ego que é a forma que entendemos o nosso exterior, as pessoas e as situações que a sociedade nos impõe. O do Self, por sua vez, não é o mundo que foi construído, é exatamente o seu mundo interior, o que você realmente é - sua essência verdadeira que flui dentro de você -, essa vivência é a sua alma. Quanto mais se aprofundar em sua essência, mais distante estará do ego e tudo se tornará claro como a luz, fazendo com que o caos desapareça dando lugar à própria ordem da sua existência.
Heráclito chamava essa essência de Logos, Lao Tzu de Tao e Buda de Dharma.

Self é o que você é, sua essência, "sua consciência" que sobrevive durante todas as suas encarnações, sua bagagem vivencial completa e agrupada.

Propósito é o que você se propôs a fazer com toda essência que você possui.
Todos nós temos o ego (exterior) e o Self (interior).

Quando escolhemos vir ao mundo físico, já tinhamos a consciência de que teríamos que experimentar essa dualidade (ego x Self) justamente para podermos ampliar a nossa sabedoria em assuntos que ainda, até o presente, não conseguimos desenvolver, ou seja, o objetivo principal é entender o universo externo através do Ego e aprender a se relacionar com o mesmo universo, e as pessoas que nele se apresentam, da melhor forma possível através do Self.

Não é realmente algo fácil, pois o mundo racional, tecnológico, enfático em modelos de total superação, beleza, perfeição física e social, distorce toda uma visão interior e transforma a busca pelo encontro individual e espiritual, em algo secundário e ilusório.

Há uma necessidade de harmonizar esses dois mundos, e de sempre estar conectado com o seu eu interior, para que tenha discernimento de identificar quem está no comando - o ego ou o self -,  e partir para um novo começo, onde suas decisões e escolhas que envolvem eventos emocionais individuais ou até mesmo coletivos, sejam conduzidas ao seu crescimento interior, e não mais direcionados ao sofrimento e a dor.

Se estiver conectado com sua essência, e consciente de quem você realmente é, e por que está aqui, suas escolhas serão soberanas e a probabilidade de arrependimento será neutra. Mesmo que tenha percalços durante a caminhada, estará tranquilo, pois caminhará sobre solo firme. Se tiver a certeza junto a você, seguirá seguro a qualquer lugar que deseje estar.

Conviver com o falso mundo (ego) é preciso, porém mais importante que isso, é manter o seu self, sua essência, sempre ativa.

Quando o ego domina o self, você fica à mercê das frustrações, do arrependimento e das decepções. O mundo externo lhe consome por inteiro, caindo novamente nas teias dos desejos alheios, vivendo o falso, a ilusão. Tudo o que fizer, está no fundo sendo feito para agradar outra pessoa, mostrar a alguém, ou ao mundo, algo que queira que enxergem em você, sempre em busca do reconhecimento, da aceitação.

Quando o ego está em evidência, você se posiciona como vítima, está clamando por atenção, como se estivesse em seu pequeno berço quando ainda era bebê, bradando pela atenção da sua querida mamãe. Na verdade está pedindo uma espécie de ajuda inconsciente, está implorando para que lhe enxerguem, já que você mesmo não consegue se avistar. Quando reativa seu self, descobre que todo esse reconhecimento de que necessita, e a força que procura externamente, está dentro de você. Essa força interna, todos possuem, mas poucos conseguem encontrá - lá, pois não acreditam em si próprios e seguem muitas vezes uma vida inteira procurando a esmo, sem saber que tudo está na verdade em seu interior.

A pessoa ego, sempre se coloca em posição de comparação e não de autenticidade. Essa posição é muito perigosa, pois se não se tem controle sobre ela, podendo levá - lo aos sentimentos mais abjetos possíveis.

Trecho extraído do livro "A Era de Ouro da Humanidade",  de Carlos Torres e Sueli Zanquim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário